Por que ser um freelancer
Neste post vamos falar o que a vida de freelancer tem de tão diferente, por que ser um freelancer.
Se tornar um profissional freelancer pode ser uma opção, mas existem casos que esta é a única forma de conseguir uma renda de forma rápida trabalhando de casa, quando não se tem um emprego fixo.
As informações compartilhadas nesta matéria tem o objetivo de ajudar profissionais experientes e novos profissionais freelancers a se prepararem para realizar um bom trabalho organizando suas rotinas e seu ambiente de trabalho.
Empresa de uma pessoa só
Para realizar um trabalho como freelancer é preciso ter consciência de que você será uma empresa de uma pessoa só, isso significa que você precisará ter flexibilidade para lidar com várias tarefas, que em muitas empresas não são responsabilidade de uma única pessoa, além de estar sempre se atualizando em relação às necessidades que vão aparecer na sua jornada.
Você é o especialista no assunto
Quando você é contratado como freelancer, o seu contratante espera que você seja um especialista no assunto para o qual você foi contratado, por isso é muito importante você trabalhar fazendo aquilo que domina. Se você não domina completamente o serviço que você oferece é importante que você se especialize no assunto.
Se freelancer é uma decisão que tem seu lado bom e seu lado ruim, vou compartilhar aqui alguns desses pontos para você entender se vale a pena ou não trabalhar como freelancer.
Trabalhar de qualquer lugar
Freelancers que oferecem serviços que podem ser feitos remotamente, tem a vantagem de poder trabalhar de onde quiser, atualmente existem profissionais que são “nômades digitais” ou seja, não tem um lugar fixo e podem trabalhar de qualquer lugar que tenha acesso a uma internet.
Autonomia e flexibilidade
Como profissional freelancer você poderá administrar o seus horários e ajustá-los de acordo com a sua necessidade, esse também é um grande benefício deste tipo de trabalho.
Seu compromisso com o contratante é sobre a entrega e isso tira a necessidade de rotinas convencionais como horários de entrada e saída ou até mesmo bater cartão de ponto.
Empreendedorismo
Este formato de trabalho está muito alinhado com o empreendedorismo por conta da realidade que você tirar o seu trabalho, lidando com clientes, buscando conhecimentos adicionais sobre assuntos que você não domina, pensando em como fazer seu negócio ir mais longe, ou até propondo novas soluções.
Sem chefe
Oficialmente profissionais freelancer não tem um chefe como um modelo de emprego convencional, porém não se engane, a verdade é que todos os seus clientes são também seu chefe, e você precisa aprender lidar com essa situação, Negociando prazos e prioridades para a realização dos trabalhos.
Qualidade de vida
Se freelancer melhorar sua qualidade de vida, não só pelo fato da facilidade de você já estar no seu trabalho evitando trânsitos de horas, mas também, por ter a oportunidade de estar próximos dos seus familiares como filhos e esposas ou maridos e até facilita em relação a sua alimentação, que pode ser controlada, mais saudável e provavelmente custar mais barato do que em centros comerciais.
Muito legal né? Mas nem tudo são flores, veja alguns pontos negativos de se trabalhar com um profissional freelancer.
Instabilidade financeira
Fazer a gestão financeira é um problema muito comum para profissionais freelancer, mesmo que você tenha uma carteira de clientes consolidada, ainda assim, você trabalha com a incerteza, está sujeito a lidar com a falta de pagamento ou atrasos dos seus clientes, o que gera o segundo problema, que é de manter suas contas pagas uma vez que você não recebeu o que estava esperando.
Tomada de decisão
Este profissional deve ter um perfil pró ativo em seu dia dia, pois todo seu trabalho dependerá disso, se você não é um profissional com este perfil e esta acostumado a só receber ordens, certamente você terá mais dificuldade para lidar com essa forma de trabalho.
Benefício de CLT
Você deverá controlar ou administrar todo seu dinheiro, você não terá os benefícios de um trabalho no formato CLT, Como férias remuneradas, 13º salário, participação nos lucros e parcerias ou convênios com outras instituições.
Por isso, faça um bom planejamento para evitar que esse tipo de problema tenha um grande impacto no seu dia a dia.
E aí gostou? Que tal fazer um cadastro em nossa plataforma e começar agora mesmo ganhar um dinheiro extra como freelancer, você nem precisa abrir mão do seu emprego atual, muito bom mesmo! Faça parte da família CriativUX.
0 comentário