Avaliação Heurística para produtos digitais
Muitas vezes queremos melhorar nossos produtos digitais mas não sabemos por onde começar. Antes de começar é muito importante saber quem é seu público, mas só isso não é suficiente, para identificar pontos de melhorias necessários em suas soluções vamos falar sobre um métodos chamado Avaliação heurística para produtos digitais.
A Avaliação heurística para produtos digitais é uma técnica utilizada por especialistas em experiência do usuário, ela ajuda a identificar pontos de ajuste e melhorias na usabilidade das interfaces.
Existe muitas heurísticas que podem ser utilizadas para avaliar seu produto, vou listar aqui as 10 heurísticas de Nelsen, assim, você mesmo pode analizar as interfaces criadas para a seu produto digital.
Com um pouco de treino, esta é uma forma rápida de analisar necessidades importantes em interfaces digitais, saindo das percepções de “Achismo”, aquelas que se baseiam apenas no “gostei”, ou “não gostei”.
Muitas técnicas podem ser utilizadas para fazer melhorias em produtos digitais e cada uma delas deve ser aplicada de acordo com o nível de maturidade e acompanhamento de design que você deseja para seu produto, porém, esta certamente vai abrir seus olhos sobre pontos importantes de usabilidade.
Avaliação heurística em produto digitais com as 10 Heurística de Nelsen.
1 Visibilidade do status do sistema
É avaliado se a interface fornece ao usuário o status em relação à sua posição dentro do sistema, informando qual ambiente ele estava, em qual ele está e para quais outros ambientes ele poderá se dirigir a partir de sua localização.
2 Equivalência entre o sistema e o mundo real
Neste caso é analisado de o sistema utiliza a mesma do usuário, não apenas do idioma em si mas da linguagem que o usuário utilizam no dia-a-dia como cores e símbolos entre outros.
3 Liberdade de controle para o usuário
O sistema deve apresentar ao usuário uma “saída de emergência” daquele estado no qual ele entrou para o estado de segurança em que estava, evitando dúvidas e correções de ações realizadas por engano.
4 Consistência e padrões
Esta heurística é mais focada em interface e avalia a consistência entre as telas de uma aplicação para que não seja necessário o entendimento de vários padrões e formas de interações diferentes para cada tela.
5 Prevenção de erros
Neste caso o objetivo é prevenir que os usuários cometa erros. Caixas de confirmação, como as que aparecem quando você deleta um arquivo, são um exemplo de como evitar erros.
6 Reconhecimento em vez de memorização
É avaliado se o sistema da ao usuário formas de reconhecer padrões ao invés de ter que obrigá-lo a memorizar várias informações na medida que ele navega pela aplicação.
7 Flexibilidade e eficiência de uso
Neste caso o ideal é que a interface seja útil tanto para usuários leigos como para experientes.
8 Estética e design minimalista
Esta avaliação verifica se a solução manter apenas as informações que são realmente necessárias, deixando as informações secundárias em segundo plano.
9 Ajudar os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros
O ponto aqui é ajudar os usuários a reparar um erro depois que ele é cometido caso o “Cntrl+Z” não tenha funcionado.
10 Ajuda e documentação
É uma maneira “faça você mesmo”, do usuário resolver suas dúvidas de quais ações tomar dentro da aplicação tornando-o mais independente do suporte.
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