Petz | e-commerce app

Consultoria em design de produto para o aplicativo de e-commerce das lojas Petz. Hoje faturando mais de 1,2 Milhão/mês.

Contexto inicial

Devido a uma crescente demanda de clientes comprando através do e-commerce da empresa e seus concorrente crescendo através de plataformas digitais, surgiu a necessidade de oferecer ao clientes da Petz uma nova solução de compra que gerasse mais engajamento e facilidade, deixando eles mais próximos da marca e criando uma experiência mais agradável.

Após um benckmark realizado com seus principais concorrentes, entre eles Petlove e cobasi, precisávamos entender qual era o nível de engajamento dos clientes da Petz, para isso criamos um MVP.  Inicialmente o aplicativo foi lançado com um serviço de gestão de passeios para que nossos usuários pudessem acompanhar e medir os passeios dos seus pets, o app mede rotinas, grava um mapa com o percurso e a distância percorrida, usa notificações de lojas próximas para sugerir petiscos e produtos da rede.

Após o sucesso da primeira features do aplicativo, chegou a hora de integrar o e-commerce a ele e oferecer uma experiências 360º aos usuários com todos os produtos da loja. Adicionamos agendamento de entregas, compra recorrente e promoções específicas para cada perfil de usuário

O desafio de usabilidade era incluir uma loja sem atrapalhar o fluxo  já existente do aplicativo, partimos então para o fluxo das telas.

Mapa do site

Vale um destaque para o momento de desenhar o mapa do site, aqui tinha nosso objetivo era incluir um e-commerce completo causando o menos impacto possível para os usuários que já estavam usando o aplicativo em suas rotinas de passeios.

Passamos por algumas possibilidade de mudança na navbar (barra de navegação), mas pela quantidade de features que uma loja necessita, seria muito difícil fazer poucas alterações no app, a partir dai, criamos um mapa do site para entender onde teriam as conexões entre as funcionalidade do app com as nova do e-commerce, a ideia então foi criar um menu hamburger para organizar estas features.

Wireframe e protótipo navegável

Com as features definidas e o mapa do site montado, partimos para a criação dos wireframes. Organizamos as informações que ficariam em cada tela, trabalhamos Arquitetura de Informação e focamos na linha de comunicação, linguagem e tom.

Mesmo que o projeto não apresentasse grandes problemas na arquitetura da informação, tivemos uma certa dificuldade em apresentar alguns comportamentos de comunicações que precisavam ser feitas no processo de utilização dos usuários, para isso, montamos um protótipo navegável de baixa fidelidade, o objetivo era deixar claro para os stakeholders como as informações e interações seriam entregues pelo app e não dedicar tempo com detalhes de design de interface neste momento.

Wireframe Petz

Design de interface

Se na fase anterior não existia uma preocupação com Design de Interface, neste momento, era tudo que precisava ser feito. O objetivo aqui era integrar a identidade visual da marca no projeto que estávamos desenvolvendo, acabamento, paleta de cores, fontes e iconografia da marca são de extrema importância nesta etapa.

Com a aplicação da identidade da marca, podemos validar leiturabilidade, contraste e hamonia do trabalho garantindo que, ao ter contato com o produto o cliente saberá que estamos falando da marca que ele conheçe e confia.

Protótipo de alta fidelidade

Design aprovado, agora é hora de documentar tudo que foi proposto para o projeto, isso garante que a entrega será feita da forma que foi prevista nas interações, cenários de uso, tamanho do componentes e cores definidas.

A entrega foi feita em Sketch, com as telas organizadas por fluxos e cenários, de forma que ficasse fácil entender qual era a proposta sugerida. Além disso um protótipo navegável de alta fidelidade que simulava todas as principais interações proposta no projeto, que serve para ajudar os desenvolvedores e também para validar funcionalidade através de testes de usabilidade com os usuários do aplicativo.

Teste de Usabilidade

Teste aplicado com 10 pessoas entre 16 e 40 anos, homens e mulheres das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil, durante 2 semanas.

O objetivo era validar o entendimento e a facilidade de uso das features desenvolvidas:

  • Login
  • Cadastro pessoal
  • Cadastro de Cartões
  • Fluxo de compra
  • Fluxo de pagamento
  • Assinatura de produtos
  • Fluxo de retire na loja

Tivemos os seguintes resultados:

Resultados do Teste de Usabilidade

Facilidade de uso
1 %

7 das 10 pessoas testadas acharam o App fácil de ser utilizado.

Melhorias
1 %

Somente 1 pessoa identificou um ajuste considerado grave. 

Indicação
1 %

Todas as pessoas testadas indicariam o app para outra pessoa.

Próximos passos

Depois de entregarmos o protótipo validado com os stakeholders e com os usuários, fizemos sugestões de próximos passos para a evolução do produto como:

  • Métricas de acompanhamento:
  • Melhorias na performance & multiplataforma:
  • Evolução do produto baseados em dados.

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