Digitalização de abertura de conta PJ

Como diminuímos o SLA de 15 dias para no máximo 3 dias, e aumentamos a conversão de 75% para mais de 95% participando de pesquisa e desenvolvimento no processo de transformação digital de um banco conhecido nacionalmente com a criação das soluções end to end do processo de onboarding para abertura de conta PJ.

Cenário

Temos um processo manual, burocrático e demorado de cadastro de clientes PJ para clientes com faturamento acima de 300mi/mês, com SLA demorado de 15 dias com casos chegando até 90 dias (3 meses).

Objetivos de negócio:

Diminuir o SLA do processo de onboarding e aumentar a conversão atual dos cadastros de clientes PJ na instituição (75%).

Processo duplo diamente

ENTENDIMENTO:

  • MAPA DE STACKHOLDERS
  • ENTREVISTAS COM CLIENTES E STACKHOLDERS (Por área)
  • MAPEAMENTO DE PROCESSO “SERVICE BLUEPRINT”  (AS IS)
  • MAPEAMENTO DE DORES NO PROCESSO

Mapa de Stakeholders

Junto ao PO, fizermos uma rodada de dinâmica com representantes de cada área para mapear todos os envolvidos no processo e suas interações

Foram mapeados os seguintes perfis envolvidos:

Cliente:

  • Empresas com faturamento acima de 300 milhões por mês
  • Responsável (CEO, CFO, etc)
  • Assistente Administrativo 

Área Comercial

  • Heads comerciais
  • Representantes comerciais
  • Assistentes comerciais

Operações

  • Head de operações
  • Analista de Back office
  • Analista de Compliance

 PLD

  • Time de Proteção e Lavagem de Dinheiro
Mapa de Stakeholders

Entrevista com clientes e stakeholders:

Entrevistamos as áreas de forma individual para entender as dores e necessidades de cada um no processo de onboarding.

Entendimento com Stakeholders

Mapeamento do processo com "Service Blueprint"  (As Is)

Montamos um Service Blueprint para dar clareza e visibilidade no processo existente isso facilitou o apontamento de dores e oportunidades existentes no processo

Service Blueprint AS IS

Mapeamento de dores do processo

Entre os pontos mapeados temos:

Cliente:

  • Demora no processo de cadastro
  • Dificuldade de compreensão no preenchimento manual
  • Preenchimento de dados manuais “desnecessários”
  • Não preenchimento de dados necessário (em casos específicos)
  • Falta de visibilidade no processo de criação de conta

Área Comercial:

  • Erros no envio de documentação
  • Processo de assinatura e reconhecimento é burocrático
  • Dificuldade de acessar os responsáveis por tomada de decisão na abertura de conta
  • Falta de visibilidade da evolução do processo
  • Dificuldade na organização e atualização dos documentos necessários para abertura de conta

Operações:

  • Não tem visibilidade da fila de processos
  • Erros de cadastro gerando necessidade de ajustes e ou documentos adicionais
  • Processo de conferência de dados moroso

PLD:

  • Não tem visibilidade da fila de processos
  • Demora no recebimento do KYC por parte do time comercial

DEFINIÇÃO:

Como podemos digitalizar o processo de cadastro para cliente PJ e áreas internas, integrando todos os processos necessários na plataforma Salesforce?

IDEAÇÃO

  • PROPOSTA DE SERVICE BLUEPRINT (TO BE) 
  • LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES (O QUE TEMOS E O QUE PRECISAMOS)
  • FLUXO DE NAVEGAÇÃO

Proposta de "Service Blueprint"  (To Be)

Com as dores e oportunidades mapeadas criamos uma proposta de service blueprint que consideramos ideal para o novo processo, nele identificamos tudo que poderia ser digitalizado, ou melhorado para otimizar o processo.

Service Blueprint To Be

Levantamento de necessidades

Uma vez mapeado o cenário ideal, levantamos os esforço necessário para transformar a nova solução em realidade e para isso levantamos o que tinhamos pronto e o que precisaríamos construir.

Temos e precisamos

Fluxo de navegação

Apesar de termos feito o service blueprint com a proposta das novas funcionalidade isso não deixou claro para o time técnico como isso tudo iria funcionar, por isso criamos uma fluxo de interação que desse clareza nesta nova proposta como pode ser visto abaixo.

Fluxo de interação da solução
Fluxo de interação da solução dividida

ENTREGA

  • PROPOSTA DE SOLUÇÃO
  • RESULTADOS DA ENTREGA:

Proposta de solução

Envio de proposta 

(Painel de gestão integradas dos contatos de relacionamento com empresas e grupos comerciais com perfis para heads, representantes comerciais e assistentes comerciais, fluxo de E-mail com link de acesso ao formulário digital para cadastro da empresa)

Cadastro

(Formulário de cadastro inteligente com integração de Bureaus, e receita federal, trazendo de forma automática informações permitidas para agilizar o processo de cadastro com duas fases, uma para cadastro de dados e outra para envio de documentos)

Proposta visual da solução

Aprovação

( Painel de acompanhamento e evolução de novos cadastro com timeline de status das etapas do processo e projetadas de forma que facilite o trabalho da equipe de operações, com  perfis de head, e analista de operações.

Finalização

(Integração com assinatura digital dos contratos, e sistemas de criação de contas do banco com status do processo para fazer gestão de erros caso ocorra)

RESULTADOS DA ENTREGA

  • Diminuição no esforço do processo operacional
  • Redução no tempo de abertura de conta de 15 para até 3 dias.
  • Redução de erros no processo de cadastro com formulário digital (Diminuição em 80% da taxa de erro)
  • Aumento na taxa de conversão do processo de 75%, chegando a mais de 95%
  • Mais agilidade com assinatura eletrônica dos documentos, excluindo o processo de reconhecimento de firma.
  • Indicação para case de melhor entrega do ano na instituição 2020

PRÓXIMOS PASSOS

  • Métricas de acompanhamento
  • Retorno e solicitação de documentos
  • Melhorias na performance multiplataforma
  • Melhoria no processo de KYC

Ficha técnica:

Time responsável:

Squad em formato ágil com:

  • 1 PO (Product Owner)
  • 1 UX Designer
  • 1 Tech Lead
  • 1 Scrum Master
  • 2 Desenvolvedor Backend
  • 1 Desenvolvedor Salesforce 
  • 1 Analista QA 

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